quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Como construir a árvore genealógica da sua família

Mesmo na infância é normal que as pessoas tenham curiosidade sobre suas origens familiares e históricas, pois são bastante incomuns aquelas famílias que mantém dados históricos familiares de tempos longínquos, sendo este um fato restrito mais a grupos familiares tradicionais oriundos das antigas nobrezas ou de famílias que sempre tiveram grandes fortunas ou nomes famosos por influências de poder político. Porém, para a maioria das pessoas seu histórico familiar acaba por se restringir a pouco mais daquilo que se pode lembrar do que seus próprios pais lhe puderam relatar ou, no caso daqueles mais saudosistas e cuidadosos, lhes deixar em forma de documentos, cartas ou fotografias.

Ainda assim muitas pessoas mantém o desejo de saber mais sobre suas origens e procuram descobrir sobre seus antepassados através de serviços de profissionais ou procurando elas mesmas fazerem uma investigação sobre seu passado familiar utilizando as pistas de que dispõem. Porém geralmente é um trabalho pelo qual não se cobra um valor baixo, pois um profissional bem conceituado não poupará esforços, nem custos, para realizar seu trabalho com perfeição e presteza. E se a própria pessoa interessada se resolver por ela mesma realizar o trabalho não será também um trabalho tão fácil assim, na maioria das vezes, pois tudo dependerá da quantidade e qualidade de informações que tiver sobre seus antepassados. Ainda assim, precisará despender algumas boas horas de pesquisa e possivelmente viagens e entrevistas. Fazer a árvore genealógica da sua família pode ser, também, uma excelente forma de passar o tempo.

Para construir a árvore genealógica de uma família deve-se proceder da seguinte maneira:
1. Levantamento de Informações: Deve-se inicialmente reunir as informações disponíveis junto à própria pessoa interessada em realizar a montagem da árvore genealógica.
-Esta pessoa deve partir de sua própria família e proceder à montagem de baixo para cima, ou seja, de seus filhos e netos, se houver, até ela própria.
-Para isso deve aproveitar a experiência com esta tarefa e organizar um questionário para seus parentes mais velhos onde constem como perguntas o nome da própria pessoa que presta as informações e de seus familiares diretos e os mais distantes de que possa se lembrar com clareza e certeza.
- Não utilize informações baseadas em suposições, pois podem levar a um embasamento completamente falso para seu trabalho, porém também não as desvalorize de todo e se puder verificar a veracidade da informação ela pode levar a caminhos interessantes.

-Além dos nomes completos da pessoa entrevistada e todos os parentes dos quais ela recorda claramente, deve-se procurar incluir como informações sobre estas pessoas suas datas de nascimento e de falecimento, e nome completo de seus pais e de nascimento e falecimento destes. Até o maior alcance de gerações que se consiga alcançar com a visita a diversos parentes diferentes.
-Pergunte também a estas pessoas se não possuem documentos, cartas ou fotografias dos membros mais antigos da família. Muitas vezes estes documentos podem trazer outras pistas não mencionadas, como um sobrenome do meio que já estava esquecido, ou uma data de nascimento mais correta que aquela lembrada de memória. Tire cópias destes documentos e arquive-os no computador para ter fácil acesso quando precisar consultá-los.

 2. Montagem Visual da Árvore Genealógica: A visualização da árvore genealógica com a sua estrutura semelhante a ramos ajuda muito a ter uma noção histórica mais realista dos antepassados de uma família, assim como pode ser utilizada para construir uma árvore em um formato mais decorativo para presentear algum familiar ou a simples satisfação pessoal.
-Pode-se fazer o esquema da árvore genealógica usando um programa computacional tão simples quanto o Power Point e usando a sua opção de organograma para inserir nos espaços disponíveis que forem sendo criados os nomes dos antepassados conforme as relações de parentesco e as datas obtidas durante a fase de levantamento de dados.

-Imprima seu organograma (árvore genealógica) mesmo que haja espaços por preencher, para que possa coloca-lo em um local de fácil visualização até que encontre outros dados e possa completar sua tarefa.
-Ao conseguir o máximo de dados possíveis, imprima sua versão final e se assim desejar, faça ou encomende um trabalho gráfico para expô-la onde melhor lhe parecer.

3. Uso da Internet para a Construção da Árvore Genealógica da Família: Atualmente o maior contato que se pode ter com as pessoas através do mundo através da internet tornou a tarefa de se construir uma árvore genealógica muito mais fácil, pois até mesmo dentro de sites de redes sociais é possível encontrar, muitas vezes sem ter a intenção, pessoas que há muito tempo não se encontravam ou parentes afastados. Além disso surgiram muitos sites especializados neste tipo de serviço sendo que uma grande quantidade deles com serviços bem conceituados e mesmo gratuitos, tais como:
* www.myheritage.com.br
* http://www.genoom.com/ 
* http://www.familysearch.org/Eng/default.asp
* Meus parentes - em www.meus parentes.com.br
E também aplicativos bastante interessantes e úteis que ajudam na construção de uma Árvore Genealógica:
*Family Tree Builder:

*Árvore Genealógica Família: aplicativo para Android que permite:
- Elaboração da biografia de cada membro de uma família;
- Preservação da história de uma família, por pessoa;
- Construção de uma árvore de família em geral;
- Construção de um ramo genealógico pessoais;
- Elaboração das listas de gerar;
- Elaboração do álbum de fotos de uma família;
- Elaboração do álbum de vídeo de uma família;
- Armazenamento de cópias de documentos;
- Uma lembrança no aniversário;
- Arquivamento e descompactar um ZIP;
- Importação e Exportação / GEDCOM.

Sem comentários:

Enviar um comentário